Você sabe com qual das sociedades empresariais é melhor trabalhar em sua parceria? Esta é uma dúvida recorrente, principalmente porque é muito recomendado empreender com sócios, pois ter um parceiro significa dividir tarefas e responsabilidades, além de fazer com que mais de uma pessoa pense em coisas mais difíceis, solucionando problemas.
Por isso, muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual modelo de sociedades empresariais seguir ao abrir uma empresa. Confira a seguir os modelos mais citados em nosso país:
O modelo de Sociedades Empresariais Simples tem como alvo os trabalhadores que fornecem determinados serviços. De um modo geral, as pessoas que desempenham funções intelectuais fazem parte do departamento e são de natureza científica, literária ou artística.
Profissões que costumam aderir a esta metodologia:
Esse modelo social em questão é amplamente utilizado no Brasil. É composta por uma modalidade de associação, que estabelece padrões de acordo com o valor do investimento de cada associado.
Normalmente, é composto por dois ou mais sócios, cada um responsável pelo percentual do capital investido. Um destes sócios será o representante legal da empresa, sendo esta informação constante do contrato de sociedade.
Para a composição da razão social, este tipo de subdivisão deve incluir na denominação a sigla “Ltda”, que significa “limitada”.
Embora diferentes em alguns aspectos, a Sociedade Limitada Unipessoal e a EIRELI (Personal Limited Liability Company) são muito semelhantes em algumas características.
A principal diferença entre os dois é que em uma sociedade de responsabilidade limitada, deve ser aberta a partir de100 salários mínimos, enquanto na unipessoal não é necessário.
O que é interessante é que esse tipo de parceria só pode ser composta por uma pessoa e manter as características de “limitada”, justamente o fato que protege o patrimônio privado dos sócios.
Dentre as sociedades empresariais, este modelo de negócio significa que os sócios são solidários, ou seja, assumem responsabilidade ilimitada pelas dívidas e responsabilidades da empresa.
Significa também que, de acordo com o artigo 1.039 do Código Civil (CC), as dívidas da empresa podem atingir o patrimônio pessoal dos sócios, sendo que esta sociedade só pode ser composta por pessoas físicas.
A empresa não pode ser administrada por terceiros, mas, de acordo com seu estatuto, os sócios podem restringir as atividades uns dos outros.
Cada modelo dentre as sociedades empresariais possui sua peculiaridade. Isso porque não citamos ainda as demais, que são:
Portanto, muitas vezes o empreendedor se perde em meio a tantas informações. O ideal mesmo é contar com um contador, que é um profissional experiente neste ramo, e que irá te auxiliar em diversas frentes, como esta regulamentação das sociedades empresariais.
Não perca tempo, conte com a nossa equipe!
© 2024 | Todos os Direitos Reservados